sexta-feira, 1 de março de 2013

Clipping de notícias - 01/03

http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/113458_EXCLUSIVO+CAOA+CONTRATA+MATTOS+FILHO+BRASIL+PLURAL+E+SOLFIN+FUNDAMENTA+PARA+FICAR+COM+O+BVA


EXCLUSIVO: Caoa contrata Mattos Filho, Brasil Plural e SolFin Fundamenta para ficar com o BVA

Por Clayton Netz
Armado o time que vai assessorar o empresário Carlos Alberto Oliveira Andrade na compra do BVA. O time é formado pelo banco de investimentos Brasil Plural, a consultoria em reestruturação de dívidas SolFin Fundamenta e o escritório de advocacia Mattos Filho. O percentual oferecido é de 35% do valor de face à vista, que corresponde ao valor presente dos 50% que os antigos controladores haviam oferecido e muitos credores haviam aceito.
São quase 4.000 credores pessoas físicas e jurídicas e Oliveira Andrade, que assumiria o negócio na pessoa física, tem até a próxima quarta-feira, 6 de março, para fechar acordos com todos.  Caso não consiga, o Banco Central poderá declarar a liquidação no dia seguinte.





   Algumas pessoas tem me enviado e-mails com dúvidas sobre investimentos no BVA, o que fazer. Vejam, não é por mal que não estou respondendo, mas simplesmente eu não sou consultor financeiro e nem advogado, eu não posso dar uma direção a vocês num caso concreto.
    Sobre esta questão agora do deságio de 65% eu estou digerindo a informação, nem tenho como dizer nada a vocês. Sou um pequeno credor tentando compreender uma situação bastante complexa. No momento, o que eu posso dizer é que cada um deve seguir a própria consciência (aderir, não aderir).
     Comentários depreciativos sobre banqueiros eu não posso liberar. Entendo o desabafo de vocês, mas isso não vai para o ar.

50 comentários:

  1. 65% de deságio a vista é equivalente a 50% em cinco anos (proposta original). Que diferença faz? Prefiro a vista até!!! Nao sejamos burros pessoal!! Morreremos com ZERO!!!

    O CAOA avisou que nao vai desembolsar um centavo a mais (*calcula-se em um bilhao o desembolso)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Dá na mesma 35% agora ou 50% daqui 5 anos. Só pegar uma HP 12C e fazer o cálculo.

      Excluir
  2. Alguém sabe me dizer como as pessoas que compraram LCIs ou CDBs via corretoras serão consultadas quanto a aceitar ou não o deságio? Comprei LCIs via corretora e não fui consultado sobre nada, será que as corretoras que irão responder por seus clientes?

    Agradeço se alguém puder esclarecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O FGC está consolidando as informações sobre estes clientes. Assim que terminar, estes clientes serão chamados e deverão mostrar sua nota de negociação com a corretora.

      Excluir
    2. Aprendiz, primeiramente parabéns pelo blog, "central de notícias" sobre o BVA.

      Acho muito pertinente a pergunta do Marcelo e acho que, com sua permissão, poderemos usar este espaço para ir além do que diz o edital do FGC sobre o "carteirão": cada um poderia escrever como cada corretora responde (se é que responde) sobre o andamento do levantamento, se o FGC ou o BVA procuraram as corretoras buscando informações, se as corretoras tomaram a iniciativa de procurar o FGC para apresentar os dados de seus investidores, etc.

      Embora atualmente eu não seja cliente de "carteirão" (mas já o fui), penso ser importante sabermos quais as atitudes de cada corretora em relação aos seus clientes para que cada um decida sobre a confiança em que nelas se deve depositar.

      Abraços a todos.
      Leon

      Excluir
    3. Caro Leon,

      Dentro desta linha que o Sr. muito bem coloca, esclareço que as informações que recebo das duas corretoras onde tenho LCIs do BVA são quase zero. Inclusive, isto me fez tomar a atitude de não mais comprar LCIs ou CDBs por intermédio de corretoras, pois quando acontece um problema eles nada fazem por seus clientes. Aliás, em épocas de juros extremamente baixos a diferença entre comprar uma LCI ou CDB num banco de respeito ou numa instituição insignificante é praticamente nenhuma e este caso do BVA veio como uma lição pra mim e imagino que para outros também. Lição 01: corretora é para capital especulativo ou investimento em Bolsa e MAIS NADA. Lição 02: banco pequeno está sempre exposto a problemas ou manobras.

      Se o moderador autorizar coloco aqui sem problema nenhum o nome das corretoras onde possuo LCIs do BVA e onde não consigo nenhuma informação concreta. A única informação que obtive em uma das corretoras foi que eles foram procurados pelo FGC apenas para que passassem a relação de clientes com títulos do BVA, mesmo assim não apresentaram nenhum documento ou comunicado formal que comprovasse tal contato. Algum outro cliente de corretora está conseguindo informações melhores que as minhas?

      Obrigado.

      Excluir
    4. Fique a vontade para nomear as Corretoras.

      Excluir
    5. XP Corretora e DirectaInvest (antiga Banif Corretora).

      Excluir
    6. Parece até que as corretoras estão lendo esse blog (rs). Hoje recebi um comunicado da XP com uma carta da CETIP em anexo que comprova que as operações da XP são registradas na instituição.

      Da Directa/Banif recebi o seguinte comunicado:

      "Conforme algumas noticias, o FGC esta terminando uma investigação, a qual corretoras compraram lastro maiores de LCI e pulverizaram aos seus clientes. Estão questionando como foi registrado na CETIP, este tipo de carteirão que foi feito por algumas corretoras. Que não é o nosso caso aqui na corretora todas as LCI’s foram registradas individualmente na CETIP. Neste caso ao final da investigação o FGC vai divulgar um novo edital (que é o caso de quem adquiriu através de corretoras)informando os procedimentos e prazos de pagamentos.

      Os 50%/65% segundo o noticiário é ref. ao montante que ficar descoberto do R$70.000,00 garantido pelo FGC."

      Abraços.

      Excluir
    7. Marcelo,

      Também adquiri LCI através da Banif e eles são muito fracos em nos manter atualizados. Quando eu investi (sim, eu sei que tenho culpa também!) ninguém da corretora me alertou que o BVA não publicava balancete há meses e ninguém falou também sobre o índice Basiléia do BVA. Apenas me afirmaram ser seguro. Na época 3 LCIs foram ofertadas: Banco BVA, Banco Maxima e Ourinvest.

      Por fim, achei a sua conclusão perfeita. É exatamente isso aí.

      Excluir
    8. Pois é Luiz, hoje em dia não vale a pena ficar arriscando por conta dessas mixarias. Na hora de vender os caras não estão nem aí e ainda falam pra você que LCI é mais garantida ainda, pois tem lastro em imóveis. Tem nada, pois quando quebra quebra também por falta de lastro e por colocar porcariadas em garantia. É o que eu falei: corretora é pra especular ou investir em Bolsa e mais nada. Aliás, eu acredito que esses operadores que te oferecem esses negócios nem sabem o que é Basiléia e até fazem questão de não saber. Agente é que precisa estudar e se informar melhor antes de colocar grana nessas coisas, pois mesmo a parte protegida pelo FGC é enrolada, haja vista como estamos apreensivos agora. Antes de passar por esse perrengue eu achava que renda variável era onde deveria redobrar minha atenção e estudos, hoje vejo que a renda fixa tem seus riscos também e que vão alem da conversinha dos operadores que o FGC cobre as perdas.

      Sds,

      Excluir
  3. Amigos, muitos comentários eu não estou liberando. Como já disse, entendo o desabafo de vocês, e espero que vocês entendam a não liberação.

    Os comentários devem ser objetivos, sobre o problema, e não sobre pessoas.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o BVA oferecia LCI com bom rendimento ninguém reclamava dos ex-controladores. Agora que estamos nesta situação, querem culpá-los.

      Temos que aprender a assumir nossos erros. Dizer: eu errei, fui eu quem escolhi aplicar no BVA, eu assumi este risco etc.. Aprender com isto, botar uma pedra e seguir em frente.

      Excluir
  4. Desculpe se meu comentário moderado tenha lhe parecido como desabafo caro Aprendiz. O "problema" da moderação é exatamente a interpretação do moderador.

    Meu texto, veiculado em outros sites da internet, não aborda a questão como um desabafo, até porque não tenho motivos para tanto, pois o que vier a perder felizmente tenho como recuperar, porém mostra o possível descalabro que este negócio poderá representar caso venha a ser realizado. Este espaço, interessante por sinal, é seu e de sua responsabilidade e entendo que tenha medo de represarias, porém confie que a liberdade de expressão lhe garante segurança jurídica. Concordo com o colega que comentários desrespeitosos venham a ser moderados, porém não vejo porque moderar opiniões sobre o possível "negócio" que se configura. A menos que interesses cruzados façam parte das atitudes.

    Obrigado por suas respostas, parabéns pela iniciativa e que pena que entendeu meu comentário como desabafo e não como outra forma de ver as coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há interesse cruzado, apenas prudência.

      Abraços

      Excluir
    2. Seria possível postar o link deste texto em outro site?

      Excluir
    3. Marcelo, acho melhor não abordarmos este assunto aqui no blog. Espero que me entenda.

      Excluir
  5. Pessoal, vcs sabem como declarar as aplicações do BVA - sob intervenção no IMposto de Renda deste ano? O BVA vai fornecer extrato para o IMposto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui informado pelo BVa que os informes de IR estão sendo enviados por correio esta sermana.

      Excluir
    2. Fui informado pelo BVa que os informes de IR estão sendo enviados por correio esta sermana.

      Excluir
    3. Boa Marcio ! Estava com esta dúvida também. Vamos aguardar a chegada dos mesmos, se bem que estou um tanto quanto cético em relação a isso.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Enfrentei 1 hora de fila no Bradesco mas recebi meu dinheiro hoje.

    Exatamente o valor do extrato do BVA em 19/10/12 (dia da intervenção). Em resumo, se o valor estivesse aplicado até hoje, eu teria mais 1500 reais em juros a receber, se o banco for salvo, receberei meus 1500 reais de juros que não recebi ?

    []'s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os juros correm durante a intervenção? Acho que esta é a dúvida de todos agora.

      No princípio da intervenção, uma mocinha do BVA sempre me dizia pelo telefone que a aplicação continuava rendendo.

      Excluir
    2. É verdade. Esta é uma dúvida interessante. Inclusive no extrato no Internet Banking do BVA era possível visualizar as aplicações rendendo normalmente mesmo depois da intervenção, imprimi vários extratos com estas informações mas depois tornaram indisponível o site do BVA.
      No regulamento do FGC não informa nada a respeito, nem que o pagamento deve ser conter o rendimento até a data da intervenção nem também que o rendimento deve correr normalmente até a liquidação ou pagamento pelo FGC. O que podemos fazer a respeito ?

      Excluir
  8. Onde tem os enderecos de Bradescos para receber o dineiro?

    ResponderExcluir
  9. Tem um lista no internet dos Bradescos? Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. "Eduardo" no meu caso, se o banco realmente for salvo e não falir o processo já esta quase pronto e como o valor é pequeno (R$ 1500 de jurtos) posso entrar com processo no pequenas causas (Juizado Especial Cível). Eu entrarei pedindo os juros até o vencimento da aplicação, mais inflação no período pós vencimento e danos morais de 20 salário mínimos (limite máximo no pequenas causas). Se quebrar não temos o que fazer. Se o banco for salvo prometo a todos publicar meu processo aqui como modelo. []'s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a base legal para exigir juros durante o período de intervenção?

      A minha dúvida sobre liberar seu comentário estava justamente em divulgar um caminho (Judiciário) cujo fundamento na lei não me está claro. Sinta-se a vontade para expor seu ponto de vista.

      Excluir
    2. Pessoal, preciso achar o fundamento legal exato, mas lembro de já ter lido na norma que regulamenta a intervenção que, uma vez decretada, as aplicações vencem antecipadamente. E, portanto, não teríamos direito a qqs juros.

      Excluir
  11. Fui buscar meu dinheiro ontem e fizeram o cálculo do limite errado. Consideraram 35 mil, tenho uma conta individual e uma conta conjunta com a minha irmã. A soma da individual com metade da conjunta dá menos de 70 mil, mas mais de 35 mil, aí no cálculo deles, eles queriam me pagar só 35... Falei com o FGC e eles disseram que é o banco quem passa o valor pra eles, falei com o SAC BVA e me falaram pra mandar um email ou carta p/ um interventor chamado Jayne que esta no banco. Mandei o email ontem ainda sem resposta, agora vou mandar a carta.
    Alguém mais está com o mesmo problema que eu pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora a noite registrei reclamação no site do BCB "Reclamações contra instituições financeiras e administradoras de consórcio". Recomendo a todos que tiveram problema no cálculo que também o façam.

      Excluir
  12. Recebendo do FGC, abro mão automaticamente do restante? se o Banco for liquidado, entro na massa falida com o saldo em aberto? Tenho aproximadamente 140k e estou entre a cruz e a espada, pois, FGC me pagaria 50% do meu saldo, quanto o CAOA 35%, ambos a vista, receio minha melhor opção ser o saque do FGC, porém ainda não o fiz porque não sei o que acontece com a diferença do saldo. Alguem poderia me esclarecer? Obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não abre mão do resto. Se aceitar deságio, abre mão do FGC, por iss deságio não vale a pena para o valor que possuis, tanto é que nem devem ter entrado em contato contigo para ceitares o desagio

      Excluir
  13. Notícias do outro blog: "Anônimo5 de março de 2013 13:47
    Conversando com o advogado do Caoa, sinceramente nao vejo muito caminho a nao ser a liquidacao. A aceitacao dos 65% foi baixa e inclusive ja nao estao mais forçando as assinaturas devido a baixa adesao.
    No tocante ao FGC, vejo que apesar da concordancia do mesmo, nao havera negocio devido ao restante dos credores.
    Basta aguardar e verificar o resultado da liquidacao.
    (...)."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As informações dão conta que a adesão foi alta sim, pois a grande maioria já aceitou os 50% em cinco anos, precisamos ainda de algumas poucas adesões a mais!! Vamos lá pessoal!!

      Excluir
    2. Espero que esteja certo, Márcio! E espero que as "poucas adesões a mais" apareçam... rs

      Excluir
  14. "Aprendiz" uma coisa é moderar... a outra é só publicar o que lhe interessa. Meu comentário é útil e real a todos... lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, liberei o seu comentário acima.

      Excluir
    2. Qual a base legal para exigir juros durante o período de intervenção?

      Excluir
    3. A minha dúvida sobre liberar seu comentário estava justamente em divulgar um caminho (Judiciário) cujo fundamento na lei não me está claro. Sinta-se a vontade para expor seu ponto de vista.

      Excluir
    4. Pessoal, desculpem! Eu confundi, o que implica o vencimento antecipado das obrigações (e, portanto a fluência dos juros) é a decretação da liquidação extrajudicial (vide art. 18, "b" da Lei 6.024/74. Abs!

      Excluir
  15. Lei 6.024/74:

    "Art . 6º A intervenção produzirá, desde sua decretação, os seguintes efeitos:

    a) suspensão da exigibilidade das obrigações vencidas;

    b) suspensão da fluência do prazo das obrigações vincendas anteriormente contraídas;

    c) inexigibilidade dos depósitos já existentes à data de sua decretação."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "suspensão da fluência do prazo das obrigações vincendas anteriormente contraídas":

      O prazo de nossas aplicações congelou em 19/10/12, e volta a correr se o BVA ressucitar.

      Se alguém entender de modo diverso, pode falar.

      Excluir
    2. "Aprendiz" não existe base legal visto que a Lei 6.024/74 não trata de como deveria ser a continuidade da instituição se não decretada a falência.

      Acredito que o BVA (se salvo) se usuará deste artigo 6º e 7º (vagos) e não pagará juros pós 19/10.

      Então a base legal será a interpretação do juiz se você foi ou não lesado. Como você tem um contrato em mãos,o bonito papel timbrado das LCIs que o BVA mandava com o prazo e juros acordados. Você esta garantido. Isso serão danos materiais.

      Além do juros, danos morais cabem tranquilamente, e ai argumentos existem centenas. O mais básico: 5 meses esperando um comunicado oficial do andamento e este não ter existido.

      Excluir
    3. "Aprendiz" não existe base legal visto que a Lei 6.024/74 não trata de como deveria ser a continuidade da instituição se não decretada a falência.

      Acredito que o BVA (se salvo) se usuará deste artigo 6º e 7º (vagos) e não pagará juros pós 19/10.

      Então a base legal será a interpretação do juiz se você foi ou não lesado. Como você tem um contrato em mãos,o bonito papel timbrado das LCIs que o BVA mandava com o prazo e juros acordados. Você esta garantido. Isso serão danos materiais.

      Além do juros, danos morais cabem tranquilamente, e ai argumentos existem centenas. O mais básico: 5 meses esperando um comunicado oficial do andamento e este não ter existido.

      Excluir
  16. É hoje né?!
    06/03/2013 às 00h00
    Proposta de Caoa para BVA tem 50% de aceitação
    Exclusivo para assinantesPara ler a matéria completa faça seu login ou cadastre-se
    Credores que possuem cerca de 50% da dívida do banco BVA haviam aceito até ontem a proposta de deságio levada por Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono da rede de concessionárias Caoa. Se conseguir a adesão de credores que representem cerca de 95% dos R$ 900 milhões que estão sob negociação, o empresário deve assumir o banco, que está sob intervenção do Banco Central desde outubro. Por enquanto, as tratativas têm esbarrado principalmente em fundos de pensão e sindicatos, segundo o Valor apurou. A resistência tem se dado por dois motivos. Um deles é que algumas fundações ainda têm dúvidas se a proposta de deságio de 65% nos papéis que possuem representa um valor maior do que poderiam receber em caso de liquidação do BVA.


    © 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

    Leia mais em:

    http://www.valor.com.br/financas/3032996/proposta-de-caoa-para-bva-tem-50-de-aceitacao#ixzz2MktwOQNJ

    ResponderExcluir